Quantcast
Channel: Pensando bem …
Viewing all articles
Browse latest Browse all 21

As crianças nos braços de Aparecida

$
0
0

Esta semana vivemos duas grandes celebrações no feriado do dia 12 de outubro

O Santuário de Aparecida está em festa e o Brasil celebra sua padroeira. Tanto católicos, como os não católicos cultuam Nossa Senhora Aparecida pelo fato do dia 12 de outubro estar cravado no calendário brasileiro há muitos anos e, também, pela história dos mais de 300 anos da sua aparição. Memória cultuada e história encarnadas que levaram uma nação inteira a ter, em Nossa Senhora Aparecida, uma forte divindade. Passou a ser, na realidade, um ícone que está cravado no inconsciente coletivo de um povo.

Muitos, durante anos, tentaram tirar esse feriado do calendário por ser uma festa Católica. Mas não conseguiram, já que Nossa Senhora Aparecida é também respeitada por Cristãos não católicos, pelo menos na sua maioria, fiéis que respeitam as diferenças religiosas. É venerada por grupos espiritualistas e, inclusive, é imagem do sincretismo religioso nas religiões afrodescendentes do Brasil.

Pobres e humildes 

Por que Nossa Senhora Aparecida foi aceita por toda uma nação? Porque Ela se manifestou aos pobres e humildes. Veio em uma época de escravatura para questionar o escândalo de se escravizar pessoas e, em sua aparição, faz rebentar as correntes de um escravo. Nossa Senhora Aparecida é a imagem da Mãezinha celestial que acolhe a todos e, principalmente, os menos favorecidos.

Ela tem o rosto (negro), a feição (brasileira) e a missão do cuidado (vinde a mim os pequeninos, os pobres, os flagelados, os necessitados). É a Mãe celestial brasileira dos brasileiros, órfãos nos direitos humanos, órfãos na perspectiva de emprego, moradia, educação e saúde. Não é simplesmente uma imagem, Nossa Senhora Aparecida é a encarnação de Maria que canta: “Minha alma engrandece ao Senhor (…)” (Lc 1,46).

Dia das Crianças 

Nada melhor do que termos, também, no dia 12 de outubro a celebração do Dia das Crianças. Crianças que estão esquecidas nas escolas públicas sem recursos, nos hospitais sem equipamentos, nos bairros periféricos dos grandes centros e sob ameaças de bala perdida.

Crianças cujos pais, em sua maioria, por necessidades de trabalho, não conseguem acompanhar o dia a dia dos filhos. Crianças moradoras de rua, crianças pedintes. Nossa Senhora Aparecida estende Seus braços a estes pequeninos, como disse Jesus: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, pois o reino de Deus é dos que são como elas (…)” (Mc 10,14-15) .

Não é em vão que no dia de Nossa Senhora Aparecida celebramos o Dia das Crianças. Pois essa é a grande mensagem de Jesus à humanidade, de acolher as crianças, sendo o reino de Deus semelhante ao coração de uma criança. Por quê? Porque a criança carrega em si a esperança e a bondade. Na criança podemos projetar a vida.  Sabemos que, a humanidade continuará existindo com as crianças entre nós e, assim, nossa eterna missão de sempre evangelizar.

Somos todos filhos de um mesmo Pai, irmãos em Cristo, este filho/Deus é irmão de todos. Como filhos e irmãos somos todos crianças nos braços de Nossa Senhora Aparecida. Por isso vale a pena, como adulto, deixar manifestar dentro de si a criança que, na vida de cada um, ocupou longos anos de existência.

Deixe aflorar a criança que está dentro de ti. Assim, poderá viver um pedaço do reino de Deus aqui na terra. E se no seu dia a dia você acolher sempre uma criança, animando-a, conduzindo-a e celebrando o seu crescimento, saiba que estará construindo sua casa no Reino Eterno do Pai Celeste.

 

The post As crianças nos braços de Aparecida appeared first on Pensando bem ....


Viewing all articles
Browse latest Browse all 21